
A
A construção da memória e da identidade em filmes de cineastas negros brasileiros
Dione Oliveira Moura (Dissertação, UnB, 1990)
A Construção dos Personagens e Representação da Violência Urbana nos documentários O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas e Ônibus 174
João Nunes da Silva (Tese, UFBA, 2012)
África no imaginário cinematográfico português : dos anos 30 a 50
Victor Manuel Martins Horta (Dissertação, Universidade de Minho, 2000)
A Relação entre Mídia e Periferia: um estudo sobre o projeto Central da Periferia da TV Globo
Guaciara Barbosa de Freitas (Tese, Unisinos, 2011)
A Influência do Cinema Novo nos Cineastas Negros: O Cinema de Zózimo Bulbul.
Ailton Pinheiro Junior (Monografia, PUCSP, 2009)
“A participação no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique”.
In: SILVA, Isabela Oliveira Pereira da. “Bárbaros Tecnizados”: Cinema no Teatro Oficina. (Dissertação, USP, 2006, p.80-89)
A Realização da Ambição do Negro: Oscar Micheaux, Race Pictures e a Grande Migração.
Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida (Monografia, UFF, 2012)
A representação do negro em Quase dois irmãos.
Eveline Alvarez dos Santos.(Monografia, UEPB, 2011).
As representações do imaginário: uma análise crítica a partir de três leituras fílmicas de Orfeu
Camilo d´Angelo Braz (Dissertação, UNICAMP, 2003)
Ayrábeji de Xangô: o cine-transe e sua rubrica cinematográfica
Frederico Mael Silva Marques Bueno (Dissertação, PUC Goiás, 2011)
C
Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul
Noel dos Santos Carvalho (Tese, USP, 2006)
CinematogrÁfrica – Ensaio sobre as f(r)icções de um nome, entre 1980 e 2005.
Marcelo Rodrigues Silva Ribeiro (Monografia, UnB, 2005)
D
Da cena real à representação cinematográfica: as pessoas negras e suas práticas culturais no filme Cafundó.
Leandro Silva da Rocha (Monografia, UEPB, 2012).
Da economia política do nome de ‘África’: a filmografia de Tarzan
Marcelo Rodrigues Silva Ribeiro (Dissertação, UFSC, 2008)
Descolonização da Imagem Cinematográfica: um estudo nos contextos de África e América Latina.
Luna Cristina Castro Nery (Tese, UFBA, em andamento)
Do preto e branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-1970
Pedro Vinicius Asterito Lapera (Tese, UFF, 2012)
F
Fazer rir, fazer chorar: a arte de Grande Otelo
Ana Karicia Machado Dourado (Dissertação, USP, 2011)
Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus
Joana Pinto Wildhagen (Dissertação, UFMG, 2007)
G
Grande Otelo/Sebastião Prata: caminhos e desafios da memória
Tadeu Pereira dos Santos (Dissertação, UFU, 2009)
Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira.
Camila Delfino da Silva (Dissertação, UFU, 2012)
I
Imagens do Candomblé e da Umbanda: etnicidade e religião no cinema brasileiro nos anos 1970.
Francisco das C. F. Santiago Jr. (Tese, UFF, 2009).
M
Menina mulher da pele preta – projeto de série televisiva que discute questões de gênero e raça ligados a mulher negra
Renato Candido de Lima (Dissertação, USP, 2011)
N
Narrativas para Alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica
Delton Aparecido Felipe (Dissertação, UEM, 2009)
O
O cinema da periferia: Narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social
Daniela Zanetti (Tese, UFBA, 2010)
O cinema e a crítica (pós-)colonial em África: uma análise do filme Xala
Jonas Alexandre do Nascimento (Monografia, UFPE, 2012)
Olhe o negro da mídia, olhe: a representação da cultura popular negra em Ó pai ó
André Luiz de Oliveira Santana (Dissertação, UNEB, 2011)
O Negro encena a Bahia: imagens e representações étnicas em cinco filmes baianos de ficção
Luna Cristina Castro Nery (Dissertação, UFBA, 2010)
O Negro no Cinema Brasileiro: uma análise fílmica de Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Carolinne Mendes da Silva (Dissertação, USP, 2013)
O Papel do Negro e o Negro no Papel. Representação e representativiade dos afrodescendentes nos quadrinhos Brasileiros.
Nobuyoshi Chinen (Tese, USP, 2013)
Orfeu: do mito à realidade brasileira. Uma análise da trilha sonora dos filmes Orfeu Negro (1959) e Orfeu (1999) baseados na peça Orfeu da Conceição de Vinícius de Moraes
Fabiana Quintana Dias (Dissertação, UNICAMP, 2012)
Os arquétipos dos mitos históricos negros no cinema nacional: uma análise na filmografia de Cacá Diegues.
Alves, Rael Lopes. (Mnografia, UFRGS, 2009).
Os Dois Orfeus, representação da paisagem da favela no cinema: o olhar estrangeiro e o olhar de pertencimento
José Nazareno da Silva (Dissertação, UERJ, 2011)
P
Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política.
Gustavo Souza da Silva (Tese, USP, 2011)
Prática e repressão à capoeira no filme “Besouro”.
Santos, Edson Batista dos. (Monografia, UEPB, 2012)
Q
Quem diz ‘Eu, um negro’? Vozes e foco narrativo no filme de Jean Rouch
Lessandro Sócrates (Dissertação, USP, 2009)
R
Reinventando a cidade: disputas simbólicas em torno da produção e exibição audiovisual de coletivos culturais em São Paulo
Guilhermo André Aderaldo (Tese, USP, 2013)
Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House (1945-1952)
Júlio Cláudio da Silva (Tese, UFF, 2011)
Representação do negro em Cidade de Deus: uma análise descritiva de quatro personagens do filme
Célia Cristina Torres (Dissertação, Universidade Anhembi Morumbi, 2008)
T
“Tradição” e “Modernidade” no Cinema Africano: uma análise sobre a identidade no contexto pós-colonial a partir das obras de Ousmane Sembène
Jonas Alexandre do Nascimento (Dissertação, UFPE, em andamento)
U
Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993)
Luis Felipe Kojima Hirano (Tese, USP, 2013)
Um ar de cinema em Ondjaki: interferências e interlocuções em prol de uma modernidade angolana
Paula Manuella Silva de Santana (Dissertação, UFPE, 2010)
Quer receber novos conteúdos?
Assine e receba diretamente por e-mail os novos conteúdos do FICINE