Em Julho de 2021 aconteceu a 66ª edição Flaherty Film Seminar. O seminário começou na década de 1950 – antes da era das escolas de cinema – quando a viúva de Robert Flaherty, Frances, reuniu um grupo de cineastas, críticos, curadores, músicos e outros entusiastas do cinema na fazenda Flaherty em Vermont. Por mais de sessenta anos, o Seminário Flaherty foi firmemente estabelecido como uma instituição única que busca encorajar cineastas e outros artistas a explorar o potencial da imagem em movimento. Novas técnicas e abordagens cinematográficas apresentadas pela primeira vez no seminário têm feito seu caminho rotineiramente para o cinema mainstream.
A pesquisadora e curadora Janaína Oliveira realizou a programação do seminário, sendo a primeira brasileira e sexta latino-americana a participar da curadoria ao longo dos 66 anos do evento. O tema desta edição é sobre a ideia de Opacidade, trazendo de forma inaugural para a discussão de cinema a ideia do escritor Édouard Glissant.


OPACIDADE
Incerteza, fragmentação, opacidade. Vivemos um tempo onde a transparência das convicções e definições e o desejo por total entendimento das diferenças que historicamente guiaram as imagens do mundo ocidental não funcionam mais. No cinema, os limites entre o centro e a margem foram perdidos e dissolvidos. Hoje, o problema crítico não pode ser mais o de realinhar o centro, e sim as nossas percepções das margens. Mais do que nunca, os limites geográficos tradicionais dos cinemas se mostraram insatisfatórios, na medida em que as conexões culturais e históricas são continuamente retrabalhadas. Imagens em movimento requerem tanto cineastas quanto expectadores para negociar o que não é entendido: não existe ponto cego; nunca houve. Os pontos são opacos, e eles nos compelem a fabricar novas ferramentas para descrever o que vemos, sentimos e pensamos.
A 66ª edição do Flaherty Film Seminar nos inspirará a olhar de modo desafiador os pontos opacos do cinema. Como sugere o filósofo e escritor Édouard Glissant, os trabalhos apresentados irão “clamar pelos direitos à opacidade para todos” em suas irredutíveis singularidades. Opacidade é uma força que se desdobra, criando possibilidades abertas e infinitas de existência cinemática, especialmente para sujeitos que tenham sido excluídos ou menos valorizados nas telas convencionais. O Seminário será uma oportunidade para experienciar a imagem em movimento em sua potência, beleza e, mais que tudo, em sua ordinariedade. Como um convite ao deslocamento ou à provocação, ele aponta para um futuro aberto, para liberdades estéticas, formais, culturais, onde o questionamento é priorizado acima das respostas encontradas.
Tradução: Leo Gonçalves
Programação dos Filmes
Sábado, 10 de julho, 11h
Programa 01
Serpent Rain, Denise Ferreira da Silva & Arjuna Neuman
المختبر (In Vitro), Larissa Sansour & Søren Lind
Sábado, 10 de julho, 15h
Programa 02
Fantasmas (Ghosts), André Novais Oliveira
Over the Rainbow, Athi-Patra Ruga & KOPE | FIGGINS
The Klan comes to town (The Klan comes to town), Deanna Bowen
Vaga Carne, Grace Passô
Domingo, 11 de julho, 11h
Programa 03
The Land, Robert Flaherty
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: This Land Is Our Land!), Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu & Roberto Romero
Domingo, 11 de julho, 15h
Programa 04
Temporada (Long Way Home), André Novais Oliveira
Segunda-feira, 12 de julho, 11h
Programa 05
Jamal (A Camel), Sudanese Film Group
Jagdpartie (Hunting Party), Sudanese Film Group
Missing Time, Morgan Quaintance
The Paul Good Papers at Notasulga, Deanna Bowen
Segunda-feira, 12 de julho, 15h
Programa 06
Alone, Garrett Bradley
AKA, Garrett Bradley
Terça-feira, 13 de julho, 11h
Programa 07
Fatôme Creole, Isaac Julien
True North, Isaac Julien
Fatôme Afrique, Isaac Julien
Paradise Omeros, Isaac Julien
Terça-feira, 13 de julho, 15h
Programa 08
Konãgxeka: O Dilúvio Maxakali (Konãgxeka: The Maxakali Flood), Isael Maxakali & Charles Bicalho
Yãy tu nunãhã payexop: encontro de pajés (Yãy tu nunãhã payexop: shamans meeting), Sueli Maxakali
Soot Breath // Corpus Infinitum, Arjuna Neuman & Denise Ferreira Da Silva
Quarta-feira, 14 de julho, 11h
Programa 09
Africa, Dzungli, Baraban I Revolucija (Africa, the Jungle, Drums and Revolution), Sudanese Film Group
Miss Congo, Athi-Patra Ruga
Frantz Fanon: Black Skin, White Masks, Isaac Julien & Mark Nash
Quarta-feira, 14 de julho, 15h
Programa 10
Opera Infinita, Denise Ferreira da Silva & Jota Mombaça
Quinta-feira, 15 de julho, 11h
Programa 11Lessons of the hour, Isaac Julien
Quinta-feira, 15 de julho, 15h
Programa 12
South, Morgan Quaintance
She comes back on Thursday, Andé Novais Oliveira
Sexta-feira, 16 de Julho, 11h
Programa 13
Deanna Bowen Artist Talk
Sexta-feira, 16 de Julho, 15h
Programa 14
Another Decade, Morgan Quaintance
O Segundo antes da coragem (The Second Before Courage), Grace Passô & Wilssa Esser
4 Waters – Deep Implicancy, Arjuna Neuman & Denise Ferreira Da Silva
Sábado, 17 de Julho, 11h
Programa 15
Insan (Human being), Sudanese Film Group
Yãmĩyhex: as mulheres-espírito (Yãmĩyhex: the women-spirit), Sueli Maxakali & Isael Maxakali
Sábado, 17 de julho, 15h
Programa 16
America, Garrett Bradley
Nation Estate, Larissa Sansour
Public Service Announcement, Athi Patra Ruga
REPÚBLICA (REPUBLIC), Grace Passô
Domingo, 18 de Julho, 11h
Programa 17
A Space Exodus, Larissa Sansour
sum of the parts: what can be named, Deanna Bowen
In the Future They Ate from the Finest Porcelain Larissa Sansour & Søren Lind
…After He Left, Athi-Patra Ruga
Ficções Sônicas, Grace Passô